No dia mundial do jeans, não poderíamos deixar de falar dessa peça que faz parte do nosso dia a dia. Então vem conhecer mais sobre a história do nosso querido denim!

É claro que uma peça tão emblemática no mundo da moda não poderia ficar sem um dia comemorativo especial só para ela, certo? O dia 20 de Maio ficou conhecido como o dia mundial do jeans! Desde os tempos do garimpo dos EUA em 1860 (na época da corrida do ouro) até os dias de hoje, o jeans nos acompanha no nosso dia a dia.

E muita água já rolou desde então. O jeans que antes era usado só pelos trabalhadores (como uniforme resistente) ganhou o coração de celebridades e ganhou um status fashion ao longo dos anos. Ufa! Ainda bem, né?

Vamos ver mais sobre essa história?

. Quando surgiu o jeans?

As calças jeans foram criadas por Jacob W. Davis e Levi Strauss em 1871, mas só foram patenteadas em 20 de maio de 1873.

Tudo começou quando eles não conseguiam mais vender o tecido marrom que era usado nas carroças na época da corrida do ouro. (a referência faroeste te lembra algo?). Então eles resolveram dar outra utilidade para o tecido e criar calças para o pessoal que trabalhava no garimpo, já que eles precisavam de roupas resistentes.

BINGO! A ideia pegou e quando as calças foram patenteadas, já tinham ganhado o reforço de rebites, que ajudavam a prender os bolsos e suportar o peso das pepitas de ouro.

A peça jeans começou a se popularizar

Em 1910 os dois bolsos traseiros foram adicionados e foi justamente nessa época que o nosso querido denim deixou de ser só um uniforme resistente pro trabalho e começou a ganhar popularidade.

A imagem dos caubóis dos filmes de faroeste, dos soldados americanos na Segunda Guerra e dos astros de Hollywood e as grandes estrelas da música americana deram o empurrãozinho que a moda jeanswear precisava para deslanchar. Nomes importantes como Marilyn Monroe, Marlon Brando e Elvis Presley apareceram na mídia usando o JEANS

 

. O jeans nos anos 70 e 90

Depois o movimento hippie deu uma grande contribuição para a história do jeans! Com sua mensagem de paz e amor, eles adotaram o jeans para passar uma ideia de contestação e rebeldia. O primeiro estilista a perceber esse caráter político do tecido foi Calvin Klein, que usou o denim na passarela ainda na década de 70.

Nessa mesma década um modelo que ganhou destaque foi a calça flareimortalizado pela atriz Farrah Fawcet, do filme As Panteras. O modelo estourou em vendas na época! <3 (Reparem que hoje em dia ela voltou com tudo!)

Já nos anos 1990 o DENIM foi sucesso absoluto! A peça virou febre e foi parar nas araras em forma de  jardineiras, shorts, saias e jaquetas que caíram no gosto popular dos jovens. E adivinha qual foi o look queridinho da época? SIM! O look all jeans calça jeans + jaqueta jeans.  <3 <3 

.O Jeans HOJE

De lá pra cá, o jeans ganhou várias formas, lavagens, efeitos e acabamentos! Um grande marco da história do jeans foi quando ele ganhou elastano, que deixou a peça muito mais confortável e justa no corpo. E sabe quem mais contribuiu para a popularização do jeans skinny e cintura baixa? A Britney Spears!

Aqui no Brasil o modelo foi adotado pelas dançarinas de funk por ser uma calça com bastante elasticidade que dava maior poder de movimento, sem contar com a sensualidade.

Hoje em dia, o jeans segue passando por muitas transformações. Quem nos acompanha sabe que as mais recentes mudanças tem a ver com a incorporação de tecnologia ao material. Já existe jeans resinado que imita couro, o Emana (pra reduzir celulite), jeans com detonados, entre tantos outros.

E nossa paixão continua sendo o jeans, afinal é o que fazemos de melhor! <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários 94